segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Violência contra a mulher

Esta semana, 600 pessoas tocaram a canção "Imagine" de John Lennon, em Darjeeling, na Índia. Uma linda homenagem, uma linda música, uma linda mensagem, uma terrível e feia realidade. 

Em 16/12, Nova Déli, uma estudante de 23 anos e seu amigo foram ao cinema. Na volta pra casa, dentro de um ônibus, durante 1hr ela foi estuprada por 6 homens. Estes, usaram uma barra de ferro para espancá-la e penetrar seu corpo, causaram rompimento de vários órgãos. Também bateram no amigo, e jogaram os 2, nus, pra fora do veículo em movimento. A jovem passou 15 dias entre a vida e a morta, mas, infelizmente, faleceu esta semana.

A polícia confirmou que buscará a pena de morte para os agressores da jovem - a entidade de segurança pode recomendar que promotores busquem punições específicas em julgamentos na Índia -, visto que denúncias de novos ataques surgiram após o episódio. Tal fato acendeu o debate nacional em torno da violência contra as mulheres naquele país - entre os países que configuram as maiores economias do mundo, os G-20, a Índia é considerada o pior lugar para as mulheres viverem (o Brasil ocupa a 11° colocação).

As informações sobre este caso, apesar de razoavelmente divulgadas na imprensa, ainda não chegaram ao conhecimento de todos, e boa parte do texto que fiz teve informações retiradas da páginaColetivo de Mulheres PUC-Rio, grupo que milita na causa contra o machismo e conscientização das questões de gênero dentro e fora da universidade.

Foto: Diptendu Dutta/AFP/Getty Images

Rafael Gota



Nenhum comentário:

Postar um comentário