Urso Polar acuado, início do século XXI.
Essa espécie de ursos está atualmente ameaçada de extinção. Muitos pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato de que o seu habitat natural está sofrendo grandes mudanças climáticas por conta do aquecimento global: sua área de existência estaria simplesmente descongelando.
Segundo o U. S. Geological Survey, órgão de pesquisas geológicas dos Estados Unidos, dois terços dos ursos polares do planeta - cerca de 16 mil - podem desaparecer até 2050 por causa do acelerado derretimento das geleiras.
Os dados do estudo foram compilados durante seis meses por cientistas americanos e canadenses atuando no Circulo Polar Ártico. De acordo com eles, o gelo oceânico na região está desaparecendo mais rapidamente do que se previa. O objetivo principal do estudo era determinar se o urso polar deveria ser incluído na lista de espécies em extinção.
Os cientistas concluíram que até metade deste século os ursos polares vão perder 42% da área que têm disponíveis para viver durante o verão no Polo Norte, onde eles caçam e se reproduzem.
Foto: National Geographic
Texto de Diego Vieira.
Administração Imagens Históricas
Nenhum comentário:
Postar um comentário