É notável a representação da concentração de renda e desigualdade social que é mostrada na foto em que um condomínio de luxo no bairro Morumbi, em São Paulo, aparece contrastando com a comunidade Paraisópolis ao lado.
Naquele ano, 2003, segundo dados retirados do Ipeadata.gov, o estado de São Paulo aparecia com um Coeficiente de Gini (que mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos. O valor do índice pode variar desde 0, quando não há desigualdade, até 1, quando a desigualdade é máxima) de 0,546, com um total de 8.113.404 de pessoas declaradas pobres.
Tais dados demonstram um pouco da desigualdade existente entre os cidadãos do estado em questão. A situação é mais facilmente observável quando é calculada a porcentagem da população mais pobre com renda igual a 1% da centésima pessoa mais rica. Ou seja, 17,88% (dos 41.252.160 de indivíduos no estado) é a porcentagem das pessoas mais pobres que recebem apenas 1% da renda de uma única pessoa (centésima mais rica) do estado.
Dessa forma, a foto mostra mais do que a realidade de grande parte dos estados, mas também demonstra um problema social e estrutural que advém desde os primórdios do país.
Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas
Foto de Tuca Vieira
Fonte: Ipeadata (http://
Nenhum comentário:
Postar um comentário