A Copa do Mundo FIFA de 2010 foi a décima nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas nas cidades de Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Joanesburgo. Trinta e dois seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias (Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça), 8 americanas (Brasil, Argentina, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai), 6 africanas (África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), 3 asiáticas (Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte) e 2 oceânicas (Austrália e Nova Zelândia).
As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal 7 a 0 Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina. Os melhores jogadores do mundo do ano anterior não tiveram um bom retrospecto na copa, dando lugar para outros bons jogadores aparecerem: David Villa, Xabi Alonso e Andrés Iniesta da Espanha, Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil e Thomas Müller da Alemanha, Diego Forlán do Uruguai, Wesley Sneijder e Arjen Robben da Holanda.
A grande campeã da Copa foi a Seleção Espanhola, que havia conquistado a Eurocopa de 2008 em cima da Alemanha, ostentado o 3º lugar na Copa das Confederações de 2009 e era a 2ª colocada dentre todas as seleções no Ranking Mundial da FIFA. No elenco, havia Iker Casillas, eleito melhor goleiro do mundo em 2009 e 2008, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, respectivamente 3º e 5º melhores jogadores do mundo em 2009, Fernando Torres, David Villa e Cesc Fàbregas, respectivamente os 3º, 10º e 15º melhores jogadores do mundo em 2008. No caminho até a final, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai e Alemanha nas fases finais.
A equipe que se sagrou vicecampeã foi a dos Holanda, que havia eliminado o Uruguai, o Brasil e a Eslováquia. A partida foi realizada em 11 de julho às 20h30min, no Soccer City, em Joanesburgo, com um público estimado em 84 490 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Howard Webb, a partida terminou o primeiro e o segundo tempos sem gols. No segundo tempo da prorrogação, aos 116 minutos de jogo, faltando 4 minutos para levar a decisão para a disputa de pênaltis, Andrés Iniesta marcou o gol da vitória e do título espanhol; o capitão Iker Casillas levantou a taça do primeiro título da Espanha em Copas do Mundo, finalizando a sequência de títulos conquistados pela seleção.
Processo de escolha
A primeira Copa do Mundo FIFA sob rotação continental (processo de alternar o país ou países onde se realiza a prova entre membros de cada confederação) foi a Copa do Mundo FIFA de 2010. Trata-se do maior evento desportivo realizado neste continente, e, tal como os Jogos Olímpicos, ainda não tinha sido organizado no continente africano. Assim, candidataram-se África do Sul, Marrocos, Egito e uma candidatura binacional de Líbia e Tunísia.
Em 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10. O Egito não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.
Preparativos
A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o râguebi e o críquete.
A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
"A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o comitê local.
Um comitê de quatro pessoas, do qual Jordaan é um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local.
Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,além da Espanha e Austrália.
Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam algo em torno de 15% de aumento salarial. Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve. Representantes da organização do torneio chegaram a admitir que o cronograma das obras poderia sofrer alterações. Porém, os estádios ficaram prontos até o inicio da competição.
Mascote

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).
Cerimônia de Abertura

Música-Tema
A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; Time for Africa, em inglês), que foi apresentada na cerimônia de abertura, realizada no Soccer City, na província sul-africana de Soweto, pela cantora colombiana Shakira. Organizadores do evento incluíram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de remixada "Wavin' Flag" ("Bandeira ao Vento", em português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. A música foi interpretada em vários idiomas, incluindo uma versão em espanhol com o cantor David Bisbal, e uma em português com o grupo Skank.
Bola oficial

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.
Televisão
A Rede Globo e a Rede Bandeirantes transmitem a Copa de 2010, pois têm direitos de transmissão. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports também adquiriram os direitos de transmissão do evento.
Países classificados
Assim como nos últimos mundiais, este ano a competição também terá a presença de 32 seleções, que foram classificadas através do processo eliminatório iniciado em 25 de agosto de 2007 e finalizado em novembro de 2009.
As vagas estão distribuídas pela confederação africana com seis vagas (incluindo o país-sede), asiática com quatro, norte-americana, centro-americana e caribenha com três, sul-americana com quatro e européia com treze. A oceânica disputou uma vaga de repescagem com o quinto colocado das eliminatórias asiáticas. Há uma outra vaga de repescagem, que foi disputada entre o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas e o quarto colocado das eliminatórias norte-americana, centro-americana e caribenha.
Pela primeira vez na história das Copas, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte competiram simultaneamente. Na única vez em que a Coreia do Norte competiu, em 1966, a Coreia do Sul não estava presente. Também é inédita a participação de duas seleções da Oceania em uma mesma edição do mundial, assim como a participação recorde de seleções africanas, seis no total. Destaca-se ainda, a 19.ª participação do Brasil no torneio, continuando a ser a única seleção que participou de todas as fases finais.
A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul tem todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra participam desta Copa. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 1990, 1986, 1970, 1966, 1962, 1954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes. O contraponto é a Copa de 1958, na Suécia, quando somente a Alemanha Ocidental (campeã mundial da época) estava presente, contra as ausências de Uruguai e Itália e a Copa do Mundo de 1930 e 1934 sem campeões mundiais presentes.
As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.
Portugal e Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em 1986, Inglaterra 4º em 1990, Suécia 3º em 1994, Holanda 4º em 1998 e Turquia 3º em 2002.
Pela primeira vez a seleção da Austrália disputou, não as eliminatórias da Oceania e sim as eliminatórias da Ásia; com isso, pela primeira vez, dois países da Oceania (geograficamente falando) participaram de uma mesma edição da Copa do Mundo: a Austrália e a Nova Zelândia.
África (CAF)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 2 | 2002 | País anfitrião |
![]() | 1 | 2006 | 6 de setembro de 2009 |
![]() | 1 | 2006 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 3 | 2002 | 14 de novembro de 2009 |
![]() | 5 | 2002 | 14 de novembro de 2009 |
![]() | 2 | 1986 | 18 de novembro de 2009 |
Ásia (AFC)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 2 | 2006 | 6 de junho de 2009 |
![]() | 7 | 2006 | 6 de junho de 2009 |
![]() | 3 | 2006 | 6 de junho de 2009 |
![]() | 1 | 1966 | 17 de junho de 2009 |
América do Sul (CONMEBOL)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 18 | 2006 | 5 de setembro de 2009 |
![]() | 7 | 2006 | 9 de setembro de 2009 |
![]() | 7 | 1998 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 14 | 2006 | 14 de outubro de 2009 |
![]() | 10 | 2002 | 18 de novembro de 2009 |
América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 13 | 2006 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 8 | 2006 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 1 | 1982 | 14 de outubro de 2009 |
Europa (UEFA)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 8 | 2006 | 6 de junho de 2009 |
![]() | 12 | 2006 | 9 de setembro de 2009 |
![]() | 12 | 2006 | 9 de setembro de 2009 |
![]() | 16 | 2006 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 3 | 2002 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | Estreante[a] | — | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 16 | 2006 | 10 de outubro de 2009 |
![]() | 8 | 2006 | 14 de outubro de 2009 |
![]() | Estreante[b] | — | 14 de outubro de 2009 |
![]() | 1 | 1994 | 18 de novembro de 2009 |
![]() | 5 | 2006 | 18 de novembro de 2009 |
![]() | 1 | 2002 | 18 de novembro de 2009 |
![]() | 12 | 2006 | 18 de novembro de 2009 |
- a. ^ Estreante como país independente. Oficialmente, é herdeira dos resultados das antigas Sérvia e Montenegro (1 participação: 2006) e Iugoslávia (8 participações: 1930, 1950, 1954, 1958, 1962, 1974, 1982, 1990 e 1998).
- b. ^ Estreante como país independente. Já disputou como a antiga Checoslováquia (8 participações: 1934, 1938, 1954, 1958, 1962, 1970, 1982 e 1990).
Oceania (OFC)
País | Participações anteriores | Última participação | Classificação |
---|---|---|---|
![]() | 1 | 1982 | 14 de novembro de 2009 |
Sorteio
Foi realizado em 4 de Dezembro de 2009, na Cidade do Cabo, África do Sul. As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo foram divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada.
Em 2 de Dezembro, a FIFA anunciou oficialmente os cabeças de chaves e as divisões dos potes para o sorteio. A grande surpresa foi a presença da Holanda no pote dos cabeças de chave.
Pote 1 (cabeças de chave) | Pote 2 | Pote 3 | Pote 4 |
---|---|---|---|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Sedes
Em 2005, os organizadores liberaram uma lista provisória de treze cidades-sedes a serem usadas para esta Copa do Mundo, a quais foram: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo (duas), Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, e Rustenburgo.
Entre os estádios, quatro foram sedes da Copa do Mundo de Rugby de 1995 (Free State Stadium, Ellis Park Stadium, Loftus Versfeld Stadium e Royal Bafokeng Stadium).
Em 17 de março de 2006, a FIFA anunciou oficialmente a lista de sedes da Copa da África do Sul (as capacidades correspondem à última vistoria feita pela FIFA antes do início da competição):
Bloemfontein | Cidade do Cabo | Durban | Joanesburgo | |
---|---|---|---|---|
Free State Stadium Capacidade: 48 000 | Green Point Stadium (sendo construído) Capacidade: 70.000 | Moses Mabhida Stadium (sendo construído) Capacidade: 70.000 | Soccer City Capacidade: 95 000 | Ellis Park Stadium Capacidade: 61 000 |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ||||
Nelspruit | Polokwane | Porto Elizabeth | Pretória | Rustenburgo |
Mbombela Stadium (a ser construído) Capacidade: 43.000 | Peter Mokaba Stadium Capacidade: 46 000 | Nelson Mandela Bay Stadium (sendo construído) Capacidade: 50.000 | Loftus Versfeld Stadium Capacidade: 52 000 | Royal Bafokeng Stadium Capacidade: 42 000 |
![]() | ![]() |
Fórmula de disputa
As equipes participantes disputaram a fase de grupos da Copa no sistema de "todos contra todos" em turno único. Os critérios de desempate desta fase serão aplicados na seguinte ordem:
- Saldo de gols/diferença de gols
- Gols feitos
- Resultado do confronto direto entre as equipes empatadas
- Sorteio pelo Comitê Organizador da FIFA ou play-off (de acordo com o calendário)
As fases seguintes (oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e final) serão disputadas em sistema eliminatório.
Árbitros
Ao todo, 90 árbitros e assistentes foram selecionados para a Copa do Mundo 2010, todos passaram por uma avaliação antes da competição.
Convocações
Tal como aconteceu com as convocações para Copa do Mundo FIFA de 2006, cada equipe é composta por 23 jogadores. Cada seleção participante deve confirmar os seu 23 convocados até 1 de Junho de 2010. As equipes são autorizadas a fazer substituições por ocasião de contusões graves, em qualquer momento até 24 horas antes do primeiro jogo.
Fase de grupos
A fase de grupos contou com 32 seleções divididas em oito grupos com quatro seleções cada.
Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, o país anfitrião (no caso, a África do Sul) foi eliminado na fase de grupos. No jogo de estreia, a África do Sul empatou com o México por 1 a 1. No segundo jogo, perdeu de 3 a 0 para o Uruguai. E no último jogo venceu a seleção francesa por 2 a 1. Com isso, chegou aos quatro pontos, juntamente com o México. Mesmo assim, não foi classificada, devido ao saldo de gols (México com saldo positivo de um e a África do Sul com saldo negativo de dois).
Devido a eliminação da Itália e da França, tornou-se a primeira vez na história das Copas do Mundo em que o campeão e o vice da Copa anterior foram eliminados na primeira fase.
Esta é fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2010:
Data | Local | Seleções | Grupo | Res. |
---|---|---|---|---|
Sexta-feira, 11 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | A | 1–1 |
Sexta-feira, 11 de junho de 2010 | Cidade do Cabo | ![]() ![]() | A | 0–0 |
Sábado, 12 de junho de 2010 | Porto Elizabeth | ![]() ![]() | B | 2–0 |
Sábado, 12 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | B | 1–0 |
Sábado, 12 de junho de 2010 | Rustemburgo | ![]() ![]() | C | 1–1 |
Domingo, 13 de junho de 2010 | Polokwane | ![]() ![]() | C | 0–1 |
Domingo, 13 de junho de 2010 | Pretória | ![]() ![]() | D | 0–1 |
Domingo, 13 de junho de 2010 | Durban | ![]() ![]() | D | 4–0 |
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | E | 2–0 |
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 | Bloemfontein | ![]() ![]() | E | 1–0 |
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 | Cidade do Cabo | ![]() ![]() | F | 1–1 |
Terça-feira, 15 de junho de 2010 | Rustemburgo | ![]() ![]() | F | 1–1 |
Terça-feira, 15 de junho de 2010 | Porto Elizabeth | ![]() ![]() | G | 0–0 |
Terça-feira, 15 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | G | 2–1 |
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 | Nelspruit | ![]() ![]() | H | 0–1 |
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 | Durban | ![]() ![]() | H | 0–1 |
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 | Pretória | ![]() ![]() | A | 0–3 |
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 | Polokwane | ![]() ![]() | A | 0–2 |
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | B | 4–1 |
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 | Bloemfontein | ![]() ![]() | B | 2–1 |
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | C | 2–2 |
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 | Cidade do Cabo | ![]() ![]() | C | 0–0 |
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 | Porto Elizabeth | ![]() ![]() | D | 0–1 |
Sábado, 19 de junho de 2010 | Rustenburgo | ![]() ![]() | D | 1–1 |
Sábado, 19 de junho de 2010 | Durban | ![]() ![]() | E | 1–0 |
Sábado, 19 de junho de 2010 | Pretória | ![]() ![]() | E | 1–2 |
Domingo, 20 de junho de 2010 | Bloemfontein | ![]() ![]() | F | 0–2 |
Domingo, 20 de junho de 2010 | Nelspruit | ![]() ![]() | F | 1–1 |
Domingo, 20 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | G | 3–1 |
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 | Cidade do Cabo | ![]() ![]() | G | 7–0 |
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 | Porto Elizabeth | ![]() ![]() | H | 1–0 |
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | H | 2–0 |
Terça-feira, 22 de junho de 2010 | Rustenburgo | ![]() ![]() | A | 0–1 |
Terça-feira, 22 de junho de 2010 | Bloemfontein | ![]() ![]() | A | 1–2 |
Terça-feira, 22 de junho de 2010 | Durban | ![]() ![]() | B | 2–2 |
Terça-feira, 22 de junho de 2010 | Polokwane | ![]() ![]() | B | 2–0 |
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 | Pretória | ![]() ![]() | C | 1–0 |
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 | Porto Elizabeth | ![]() ![]() | C | 0–1 |
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 | Nelspruit | ![]() ![]() | D | 2–1 |
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | D | 0–1 |
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 | Rustenburgo | ![]() ![]() | E | 1–3 |
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 | Cidade do Cabo | ![]() ![]() | E | 1–2 |
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 | Polokwane | ![]() ![]() | F | 0–0 |
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 | Joanesburgo | ![]() ![]() | F | 3–2 |
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 | Nelspruit | ![]() ![]() | G | 0–3 |
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 | Durban | ![]() ![]() | G | 0–0 |
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 | Bloemfontein | ![]() ![]() | H | 0–0 |
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 | Pretória | ![]() ![]() | H | 1–2 |
Fase Final
Oitavas-de-final | Quartas-de-final | Semifinais | Final | ||||||||||
26 de junho - Porto Elizabeth | |||||||||||||
![]() | 2 | ||||||||||||
2 de julho - Joanesburgo | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 1(4) | ||||||||||||
26 de junho - Rustenburgo | |||||||||||||
![]() | 1(2) | ||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
6 de julho - Cidade do Cabo | |||||||||||||
![]() | 2 | ||||||||||||
![]() | 2 | ||||||||||||
28 de junho - Durban | |||||||||||||
![]() | 3 | ||||||||||||
![]() | 2 | ||||||||||||
2 de julho - Porto Elizabeth | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 2 | ||||||||||||
28 de junho - Joanesburgo | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 3 | ||||||||||||
11 de julho - Joanesburgo | |||||||||||||
![]() | 0 | ||||||||||||
![]() | 0 | ||||||||||||
27 de junho - Joanesburgo | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 3 | ||||||||||||
3 de julho - Cidade do Cabo | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 0 | ||||||||||||
27 de junho - Bloemfontein | |||||||||||||
![]() | 4 | ||||||||||||
![]() | 4 | ||||||||||||
7 de julho - Durban | |||||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 0 | ||||||||||||
29 de junho - Pretória | |||||||||||||
![]() | 1 | Terceiro lugar | |||||||||||
![]() | 0(5) | ||||||||||||
3 de julho - Joanesburgo | 10 de julho - Porto Elizabeth | ||||||||||||
![]() | 0(3) | ||||||||||||
![]() | 0 | ![]() | 2 | ||||||||||
29 de junho - Cidade do Cabo | |||||||||||||
![]() | 1 | ![]() | 3 | ||||||||||
![]() | 1 | ||||||||||||
![]() | 0 |
Artilharia
|
|
|
Premiações
Copa do Mundo FIFA 2010 |
---|
![]() |
Espanha Campeã (Primeiro título) |
Prêmio FIFA Chuteira de Ouro (artilheiro): | Prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador): | Prêmio FIFA Luva de Ouro (melhor goleiro) | Troféu FIFA Fair Play (time menos faltoso): |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Características

A Copa na África do Sul, por ser a primeira Copa do Mundo FIFA em continente africano, causou um grande impacto sócio-econômico no continente e principalmente no país sede, que teve que passar por uma grande preparação para receber a mais importante competição de futebol.
Terrorismo
Pouco antes do inicio da copa, houveram boatos que ameaças terroristas estariam sendo feitas, em particular com o jogo entre Inglaterra e Estados Unidos, a polícia da África do Sul porém, afirmou estar preparada e negou as ameças.
Durante esta edição da Copa do Mundo FIFA, a milícia fundamentalista islâmica Al Shabab (que tenta derrubar o Governo Federal de Transição da Somália) torturou e matou quem assistia ao mundial, apesar da proibição imposta pelo grupo. No fim-de-semana dos dias 12 e 13 de junho, por exemplo, raptaram e torturaram 30 jovens apaixonados por futebol, no distrito de Afgoi, perto da capital Mogadíscio. Noutro local, mais a norte, um rapaz foi baleado e veio a morrer no hospital, enquanto outros dez foram raptados pela Al Shabab durante a partida entre a Alemanha e a Austrália. A milícia chega a passar de casa em casa para efetuar a fiscalização.
Vuvuzelas
A vuvuzela, instrumento muito popular no país e usado pela torcida em todas as partidas, foi amplamente criticado pelos jogadores, incluindo Patrice Evra, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Carlos Tevez que culparam a vuvuzela pela atuação de suas equipes em campo.
Paul, o polvo
Na fase final da Copa, um polvo de nome Paul, pertencente a um zoológico na Alemanha ganhou destaque no mundo inteiro por predizer quem iria ganhar as partidas da Seleção Alemã na Copa. Colocavam-se duas caixas de vidro contendo mexilhões, alimento preferido da espécie, dentro do aquário de Paul, cada caixa com a bandeira de um país que jogaria. Paul entrava e comia o alimento que estava no interior daquela que representava a bandeira do país vencedor.
De todas as partidas que previu na Copa, Paul não errou nenhuma.
Curiosidades
- Foi o primeiro mundial sediado no continente africano.
- A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul teve todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra participarão desta Copa. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 1990, 1986, 1970, 1966, 1962, 1954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes. O contraponto é a Copa de 1958, na Suécia, quando somente a Alemanha Ocidental (campeã mundial da época) estava presente, contra as ausências de Uruguai e Itália e a Copa do Mundo de 1930 e 1934 sem campeões mundiais presentes.
- Pela primeira vez na história das Copas, a Coréia do Sul e a Coréia do Norte vão competir simultaneamente. Na única vez em que a Coréia do Norte competiu, em 1966, a Coréia do Sul não estava presente.
- Pela primeira vez duas seleções da Oceania disputam a mesma Copa, é o caso de Austrália (disputou a vaga pela Ásia) e Nova Zelândia.
- As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.
- Portugal e Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em 1986, Inglaterra 4º em 1990, Suécia 3º em 1994, Holanda 4º em 1998 e Turquia 3º em 2002.
- Primeira copa do Mundo a ter 6 seleções do continente africano.
- Pela primeira vez desde a sua estréia em Copas do Mundo, a Arábia Saudita fica fora de um mundial.
- Copa sem seleções caribenhas fato que não acontecia desde 2002.
- Argentina, Grécia e Nigéria caem juntas no mesmo grupo fato que se antes somente tinha ocorrido em 1994, apesar das seleções sul-america e a africana terem caído no mesmo grupo em 2002.
- A Argélia, que não disputava a Copa do Mundo desde 1986, é o único país árabe no mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário